Um jogador holandês conseguiu vencer um adversário em seu primeiro torneio de “Street Fighter V”. Se o feito – dado o nível do cenário competitivo do jogo – já é digno de comemoração, a história tem um detalhe importante: ele é cego.

O autor da proeza se chama Sven. Ele ganhou uma melhor de três contra um adversário com apelido de “Musashi” durante um torneio na Espanha.

Para tal, Sven utilizou o lutador Ken. O player se valeu do estilo agressivo do personagem para pressionar Musashi e obter o triunfo. E como é possível ver no vídeo acima, ele não joga de forma aleatória, se mostrando capaz de reagir às ações do adversário.

“Eu fiquei com medo de que não pudesse mais jogar, mas aí a Capcom lançou ‘Street Fighter II’ para Super NES e eu fiquei feliz em poder jogar usando apenas o som do game”

Em uma entrevista após a partida, Sven contou que ficou cego aos cinco anos de idade, devido a um câncer. “Eu fiquei com medo de que não pudesse mais jogar, mas aí a Capcom lançou ‘Street Fighter II’ para Super NES e eu fiquei feliz em poder jogar usando apenas o som do game”, contou.

No caso de “Street Fighter V”, Sven afirma que os efeitos sonoros do jogo ajudam bastante ele a se localizar. “O game tem efeitos muito bons e como eu uso um fone para jogar, eu consigo saber o que está acontecendo porque o som é dividido entre esquerda e direita. Quando um personagem está dando um soco ou um chute, ele faz sons diferentes. É preciso estudar esses sons por bastante tempo”.

Sven não conseguiu chegar aos playoffs do torneio, porém ele pretende continuar competindo.

“Street Fighter V” está disponível para PC e PlayStation 4.